domingo, 30 de janeiro de 2011

8 meses de JR



Arroz, chuchu, cenoura, abóbora... Chegou a hora de incluir mais novos sabores no cardápio do seu filho e preparar a tão aguardada papinha salgada. Como os dentes do bebê ainda estão crescendo, a recomendação é esmagar bem cada porção. Mas não passe os alimentos no liquidificador. Afinal, ele também precisa treinar a mastigação.

Uma pitada de sal também pode ser incluída na receita. Um detalhe: o pequeno não está acostumado com esse tempero, então, use o mínimo possível.

As papinhas salgadas devem receber apenas uma pitada do tempero ao fim do preparo. Uma dica: se o alimento está “bom de sal” para o paladar de um adulto, certamente estará salgado demais para uma criança.

Também devem ser incluídos na receita os diferentes grupos de alimento, como vegetais, carboidratos e carne – dessa maneira, a criança receberá os principais nutrientes de que precisa para se desenvolver.

Elas podem ser inicialmente oferecidas uma vez ao dia, como uma espécie de almoço.

Além de saborosa, a versão salgada deve ser nutritiva. Inclua na receita diferentes grupos de alimentos.

Diversidade na papinha

Na preparação das papinhas salgadas, é importante levar em conta os diferentes grupos alimentares e os nutrientes que podem oferecer. P

rocure sempre incluir na preparação uma carne (inclusive miúdos), um carboidrato (arroz, batata, aveia ou massas, por exemplo) e um ou dois vegetais (como cenoura, chuchu e abóbora).

Recomenda-se ainda não utilizar a gordura no preparo para evitar a saturação do óleo, mas regar o prato da criança com azeite ou outro óleo vegetal, como o de milho. Lembre: gordura faz bem para os pequenos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário