sábado, 20 de novembro de 2010

5 meses e meio


Em breve, os primeiros dentes do seu filho vão despontar e, logo mais, ele vai abrir aquele sorrisão. Os sinais de que isso está prestes a acontecer são fáceis de notar.

A gengiva coça muito e fica inchada, vermelha.

E o bebê, que não resiste a essa coceirinha, leva sempre à boca algum brinquedo para reduzir o desconforto. Se ele estiver fazendo isso com freqüência, você já sabe que tem dente à vista...

Será que dói? Depende.

Quando os pais costumam usar gaze ou dedeira para limpar a boca da criança logo após a mamada, além de prevenir as cáries, também estão preparando a gengiva para receber os dentes.

Então, se você adotou esse cuidado até aqui, pode relaxar. Mas atenção: o bebê talvez apresente um pouco de febre nesse momento.

Surgem os primeiros dentes: geralmente eles nascem por volta dos 6 meses.

“Mas não há motivo para preocupação se os dentes apontarem entre os 4 e os 8 meses, e até mesmo com 1 ano de idade”, explica a odontopediatra Tânia Lima Barbosa, de São Paulo.

Segundo ela, o mais importante não são os períodos em que surgem, e sim a seqüência em que aparecem: incisivos centrais, incisivos laterais, primeiro molar, caninos e segundos molares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário