Muito prazer

Minha foto

Comecei a vida em Santos e cresci educada de acordo com as tradicionais regras que, muitas vezes, envolvem o machismo brasileiro. Mudei. Fiz faculdade fora. Ganhei liberdade, responsabilidade e identidade. Hoje, com 32 anos, estou casada com um homem fabuloso e espero nosso primeiro filho. Um sonho de gente grande, mas que espero desde criança: o da maternidade. O assunto sempre me fascinou e hoje, me pego com o corpo começando a deformar e sintomas nada agradáveis. Sabe o bom da história? Dou risada de tudo! Da azia, das ânsias intermináveis, da fome colossal e do tanto de cremes de estrias que hoje povoam meu banheiro. Isso é somente a primeira fase. Tenho certeza que, depois desta gravidez, continuarei rindo de mim mesma por inúmeros motivos, inclusive por me pegar em diversas situações que jamais imaginei passar.

segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Desenvolvimento fetal - 14 semanas de gravidez

Da cabeça até o bumbum, o bebê mede cerca de 9 centímetros de comprimento e pesa em torno de 45 gramas. O corpo agora cresce mais rápido que a cabeça. Esta semana, a pele, fina como um papel de seda, cobre-se de lanugo (um pêlo finíssimo e macio que costuma desaparecer antes do nascimento). As sobrancelhas e o cabelo começam a surgir, mas o cabelo pode mudar de cor e de textura depois que o bebê nascer. Nesta fase, o feto consegue fazer os movimentos de agarrar, franzir as sobrancelhas, fazer caretas e ficar vesgo. Talvez saiba até chupar o dedo. Os pesquisadores acreditam que esses e outros movimentos correspondam ao desenvolvimento de impulsos no cérebro. Se você ainda não fez a medição da translucência nucal, o período ideal para realizar o exame termina esta semana. (NÓS FIZEMOS!!!). Aliás, os resultados do exame morfológico foram mais que bons. O próprio obstetra definiu desta maneira: este bebe está mais que perfeito. Ufa! Sensação de alívio total. Agora é só aguardar janeiro para vermos se será o João Ricardo ou a Maria Clara. Expectativa!

Um comentário:

  1. Oi me chamo Layza, sou mãe de primeira viagem estou muito anciosa pelo nascimento do meu bebê. Semana passada fizemos o exame de translucência nucal, deu tudo certo e estou aliviada também. Nós mães sabemos como é importante a realização de cada exame e a sensação de alivio ao saber o resultado quando esta tudo bem...
    Felicidades.
    Abraço

    ResponderExcluir