sábado, 27 de março de 2010

Desenvolvimento fetal - 29 semanas de gravidez

Seu bebê está pesando cerca de 1,1 quilo, com 38 centímetros de comprimento.

Nos meninos, os testículos descem de perto dos rins até a virilha, a caminho do saco escrotal. A cabeça do seu bebê está crescendo, e o cérebro se desenvolve bem depressa. Quase todos os bebês são capazes de reagir a sons na 30ª semana de gestação.

As necessidades nutricionais do bebê chegam ao ponto máximo no terceiro trimestre. Você vai precisar de muita proteína, vitamina C, ácido fólico, ferro e cálcio (cerca de 200 miligramas de cálcio são depositados no esqueleto do bebê por dia), portanto prefira alimentos ricos nesses nutrientes.

O esqueleto do bebê fica cada vez mais rígido, e o cérebro, os músculos e os pulmões continuam amadurecendo. Dê uma olhada no nosso guia da boa alimentação para ter certeza de que está recebendo os sais minerais e as vitaminas de que precisa.

Seu bebê
A evolução não pára dentro do útero. Os sentidos do seu bebê já estão operando quase em sintonia fina. Os órgãos continuam amadurecendo, e novas células se multiplicam a todo instante. Quem supervisiona tudo isso é o cérebro, que está cada vez mais ativo. Nesta semana, por exemplo, esse comandante-geral ganhou a tarefa de controlar o ritmo da respiração e a temperatura corporal do seu bebê. Pode ter certeza: o poderoso chefão está se saindo muito bem, obrigado. Sabe quanto o bebê está pesando? Por volta de 1,25 kg. Na 40ª semana, o peso médio será de 3,4 kg.

Sua gravidez
O tempo está voando, não é? Em apenas 11 semanas, tudo vai mudar e o seu bebê já terá nascido. Mas, até lá, você ainda tem muita coisa para fazer. Há sempre uma pendência que precisa ser resolvida. São cuidados com a arrumação do quarto, os brinquedos, o enxoval, as fraldas e os acessórios indispensáveis à criança. É por isso que, a partir de agora, além das dicas sobre saúde, alimentação e bem-estar, vamos lembrá-la de cada um desses preparativos para você não se esquecer de nada. Começaremos com a mala da maternidade, que, a esta altura, já deveria estar pronta. Confira os itens que não podem faltar para você e o bebê.

Nenhum comentário:

Postar um comentário