Muito prazer

Minha foto

Comecei a vida em Santos e cresci educada de acordo com as tradicionais regras que, muitas vezes, envolvem o machismo brasileiro. Mudei. Fiz faculdade fora. Ganhei liberdade, responsabilidade e identidade. Hoje, com 32 anos, estou casada com um homem fabuloso e espero nosso primeiro filho. Um sonho de gente grande, mas que espero desde criança: o da maternidade. O assunto sempre me fascinou e hoje, me pego com o corpo começando a deformar e sintomas nada agradáveis. Sabe o bom da história? Dou risada de tudo! Da azia, das ânsias intermináveis, da fome colossal e do tanto de cremes de estrias que hoje povoam meu banheiro. Isso é somente a primeira fase. Tenho certeza que, depois desta gravidez, continuarei rindo de mim mesma por inúmeros motivos, inclusive por me pegar em diversas situações que jamais imaginei passar.

segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Nariz entupido

Pontos principais: a rinite alérgica durante a gravidez não causa danos e costuma melhorar uma vez que você tenha dado à luz.

Por que tenho sempre a sensação de estar resfriada?
Nariz escorrendo ou entupido sem qualquer outro sinal de resfriado é uma condição comum durante a gestação. Algumas mulheres chegam a sentir como se estivessem resfriadas nos nove meses da gravidez. Esse estado se chama rinite alérgica e não tem cura.

Como posso ter um pouco de alívio?
Algumas coisas que ajudam nos resfriados podem também auxiliar contra seu nariz entupido.
Se você tiver inalador, faça inalações com soro fisiológico, especialmente antes de dormir. Caso não tenha, encha uma bacia com água bem quente, cubra sua cabeça com uma toalha e aproxime o nariz da superfície. Inspire e expire o ar algumas vezes. Com isso, você provavelmente sentirá alívio na congestão nasal. Um banho quente também ajuda.

Fale com seu médico se a congestão estiver incomodando demais, porque ele poderá receitar algum spray que seja seguro para grávidas.

Por mais desagradável que esse tipo de sintoma seja, ele não dura para sempre e, mais importante ainda, não terá nenhum efeito prejudicial no seu filho. Depois que o bebê nascer, seu nariz deve voltar ao normal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário