Muito prazer

Minha foto

Comecei a vida em Santos e cresci educada de acordo com as tradicionais regras que, muitas vezes, envolvem o machismo brasileiro. Mudei. Fiz faculdade fora. Ganhei liberdade, responsabilidade e identidade. Hoje, com 32 anos, estou casada com um homem fabuloso e espero nosso primeiro filho. Um sonho de gente grande, mas que espero desde criança: o da maternidade. O assunto sempre me fascinou e hoje, me pego com o corpo começando a deformar e sintomas nada agradáveis. Sabe o bom da história? Dou risada de tudo! Da azia, das ânsias intermináveis, da fome colossal e do tanto de cremes de estrias que hoje povoam meu banheiro. Isso é somente a primeira fase. Tenho certeza que, depois desta gravidez, continuarei rindo de mim mesma por inúmeros motivos, inclusive por me pegar em diversas situações que jamais imaginei passar.

segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Sono no segundo trimestre da gravidez

Aproveite enquanto pode!
No segundo trimestre, seu corpo começa a se adaptar às drásticas mudanças físicas e hormonais por que passou, e você deve conseguir dormir melhor -- isto é, tirando alguns detalhes como as cãibras, os sonhos esquisitos e a congestão nasal. Como a vida às vezes é muito irônica, nessa fase também aumenta seu nível de energia, por isso você não vai se sentir tão precisada do sono quanto no primeiro trimestre.
O cansaço começa a melhorar
É bem provável que você tenha finalmente voltado a dormir um pouco melhor. A invasão de progesterona por que seu corpo passou no começo da gravidez já não é tão intensa -- seus níveis de hormônio continuam crescendo, mas essa elevação agora é mais lenta. Por isso, você deve começar a se sentir menos exausta o tempo todo.
Menos idas ao banheiro
Mais boas notícias: A barriga começou a crescer, abrindo espaço para o bebê, que parou de pressionar tanto a bexiga. Por isso você não precisa mais sair da cama a toda hora para ir fazer xixi. Os enjôos também devem ter passado, ou pelo menos melhorado bastante. Não é à toa que as pessoas comparam o segundo trimestre da gravidez a uma lua-de-mel.
Não desperdice sua energia
Agora que você está se sentindo com mais energia, e dormindo melhor, comece a fazer alguma atividade física regularmente. Isso só vai colaborar para você dormir ainda melhor, além de manter sua saúde física e mental. Não esqueça, porém, que seu sono, por melhor que esteja, não é o mesmo de quando você não estava grávida, e ainda pode ser atrapalhado pelos roncos, pela congestão nasal, pelas cãibras e pelos sonhos super-realistas. Por isso, se seu corpo pedir um cochilo, faça o máximo para descansar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário