domingo, 24 de janeiro de 2010

Vontade frequente de urinar

Por que tenho que ir ao banheiro com tanta frequência?

As idas constantes ao banheiro para fazer xixi são uma marca da gestação, especialmente durante o primeiro e o último trimestre. Na verdade, isso chega a ser um dos sinais iniciais da gravidez, como parte da grande mudança hormonal no seu sistema. Mais tarde, o tamanho aumentado do útero diminui a capacidade da bexiga, bem no momento em que você está produzindo um volume maior de urina. Mesmo com a bexiga vazia, você pode ter a sensação de que ela está cheia, por causa da pressão. Além disso, as gestantes às vezes têm dificuldade de esvaziar a bexiga complemente --outro motivo para o xixi mais frequente.

Há alguma dica para fazer menos xixi?

Não. Você pode até beber menos líquidos uma ou duas horas antes de dormir para diminuir o número de as idas ao banheiro durante a noite (mas continue a beber ao menos oito copos de água por dia). Saiba, porém, que até isso pode não surtir efeito. Algumas mães dizem que, pelo menos, tantas levantadas da cama e um sono tão entrecortado já vão servindo de "treino" para quando o bebê chegar.

Qual é o sinal de que pode haver um problema?

Fale com seu médico se sentir dor, queimação ou uma enorme vontade de fazer xixi e só fazer umas gotinhas depois. Pode ser que você esteja com uma infecção do trato urinário, que, se não for tratada, pode levar a uma infecção dos rins, o que, por sua vez, aumenta o risco de um parto prematuro.

Quando é que isso vai acabar?

Um pouco depois que o bebê nascer. Nos primeiros dias depois do parto, você fará até mais xixi, e com mais frequência, porque seu corpo está escoando todos o líquido extra retido durante a gravidez -- mais o soro que você pode ter tomado no hospital. Mas em pouco tempo sua necessidade de urinar voltará a ser o que era antes da gestação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário