Muito prazer

Minha foto

Comecei a vida em Santos e cresci educada de acordo com as tradicionais regras que, muitas vezes, envolvem o machismo brasileiro. Mudei. Fiz faculdade fora. Ganhei liberdade, responsabilidade e identidade. Hoje, com 32 anos, estou casada com um homem fabuloso e espero nosso primeiro filho. Um sonho de gente grande, mas que espero desde criança: o da maternidade. O assunto sempre me fascinou e hoje, me pego com o corpo começando a deformar e sintomas nada agradáveis. Sabe o bom da história? Dou risada de tudo! Da azia, das ânsias intermináveis, da fome colossal e do tanto de cremes de estrias que hoje povoam meu banheiro. Isso é somente a primeira fase. Tenho certeza que, depois desta gravidez, continuarei rindo de mim mesma por inúmeros motivos, inclusive por me pegar em diversas situações que jamais imaginei passar.

domingo, 24 de janeiro de 2010

Vontade frequente de urinar

Por que tenho que ir ao banheiro com tanta frequência?

As idas constantes ao banheiro para fazer xixi são uma marca da gestação, especialmente durante o primeiro e o último trimestre. Na verdade, isso chega a ser um dos sinais iniciais da gravidez, como parte da grande mudança hormonal no seu sistema. Mais tarde, o tamanho aumentado do útero diminui a capacidade da bexiga, bem no momento em que você está produzindo um volume maior de urina. Mesmo com a bexiga vazia, você pode ter a sensação de que ela está cheia, por causa da pressão. Além disso, as gestantes às vezes têm dificuldade de esvaziar a bexiga complemente --outro motivo para o xixi mais frequente.

Há alguma dica para fazer menos xixi?

Não. Você pode até beber menos líquidos uma ou duas horas antes de dormir para diminuir o número de as idas ao banheiro durante a noite (mas continue a beber ao menos oito copos de água por dia). Saiba, porém, que até isso pode não surtir efeito. Algumas mães dizem que, pelo menos, tantas levantadas da cama e um sono tão entrecortado já vão servindo de "treino" para quando o bebê chegar.

Qual é o sinal de que pode haver um problema?

Fale com seu médico se sentir dor, queimação ou uma enorme vontade de fazer xixi e só fazer umas gotinhas depois. Pode ser que você esteja com uma infecção do trato urinário, que, se não for tratada, pode levar a uma infecção dos rins, o que, por sua vez, aumenta o risco de um parto prematuro.

Quando é que isso vai acabar?

Um pouco depois que o bebê nascer. Nos primeiros dias depois do parto, você fará até mais xixi, e com mais frequência, porque seu corpo está escoando todos o líquido extra retido durante a gravidez -- mais o soro que você pode ter tomado no hospital. Mas em pouco tempo sua necessidade de urinar voltará a ser o que era antes da gestação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário