terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

Papo de filhos

Cena - almoço de segunda feira de carnaval na casa da Vovó Margarida (mãe do Buga).
Menu: cuscus de camarão e saladinha verde. Delícia!
Estado: cansada, cansada, cansada. A quarta de cinzas chegou mais cedo para mim!
Papo após algumas taças de vinho, cervejas e tal:
Margarida conta a todos como curou a bronquite do Ricardo ainda quando menino: colocando uma piscina no quintal para ele nadar sem parar (isso explica o gosto do rapaz por água. Sim, praticamente um anfíbio!) e uma receitinha bacana: óleo de jacaré em todo dia 13 de agosto até sarar. Óleo de jacaré? 13 de agosto? Na minha cabeça ficaram pulsando estas questões. Na época, as benzedeiras ditavam remédios e simpatias. E foi assim que curou-se a bronquite de Ricardo. Detalhe: ele não sabia que tomaava óleo de jacaré. Achava que era um remédio qualquer. Descobriu na adolescência e nunca mais tomou. Óbvio. Mas aí, já estava curado. Graças a crença e ao esforço mútuo da família.
Bom, esta história aqui do pai do João Ricardo é para esboçar a que ponto chega uma mãe zelosa com a saúde do filho: havia todo um esquema para comprar o tal óleo de jacaré que mobilizava mais de uma pessoa na casa e tal, além da cumplicidade na mentira do irmão mais velho que tinha que jurar de pé junto que também tomava o tal remédio todo dia 13 de agosto (ah! dia este que tinha hora para o despertador tocar antes do sol nascer e toda uma preparação de mãe e pai para darem o óleo para o Ricardo).
Enquanto a conversa na mesa daquele almoço era de lembranças, na minha cabeça eu me perguntava: será que serei assim? Será que farei o possível e o impossível pelo João Ricardo?
Hoje já tenho a rsposta (sou rápida quando eu quero): SIM. Farei de tudo e mais um pouco para vê-lo bem, sorrindo e com saúde. Sempre. E aí de quem tentar atrapalhar meus planos! Como mãe pode tudo, seguraaaa que vou pra cima! Como diz minha amiga Helena: Devolve meu chip!! rs

Um comentário:

  1. Também sou uma mamãe de primeira viagem, por isso vou te seguir para trocarmos experiências desse momento tão lindo... um abraço!!!

    ResponderExcluir