Muito prazer

Minha foto

Comecei a vida em Santos e cresci educada de acordo com as tradicionais regras que, muitas vezes, envolvem o machismo brasileiro. Mudei. Fiz faculdade fora. Ganhei liberdade, responsabilidade e identidade. Hoje, com 32 anos, estou casada com um homem fabuloso e espero nosso primeiro filho. Um sonho de gente grande, mas que espero desde criança: o da maternidade. O assunto sempre me fascinou e hoje, me pego com o corpo começando a deformar e sintomas nada agradáveis. Sabe o bom da história? Dou risada de tudo! Da azia, das ânsias intermináveis, da fome colossal e do tanto de cremes de estrias que hoje povoam meu banheiro. Isso é somente a primeira fase. Tenho certeza que, depois desta gravidez, continuarei rindo de mim mesma por inúmeros motivos, inclusive por me pegar em diversas situações que jamais imaginei passar.

sábado, 14 de novembro de 2009

10ª Semana de gravidez

A montanha-russa da náusea está quase terminando, mas a montanha-russa de emoções (feliz, triste, chorando, chateada. e tudo nos últimos 30 segundos) está apenas aumentando. Ninguém vai entender porque a novela da Vale a Pena ver de Novo faz a mamãe chorar, por isso não vamos perder tempo tentando explicar...

O corpo da mãe
Os hormônios percorrendo o corpo da mamãe pode gerar confusão na sanidade emocional, então devo me preparar para passar os próximos meses trocando entre as extremidades do pêndulo emocional para o outro. Se a mamãe estiver se sentindo particularmente triste ou deprimida, devemos falar com o médico porque depressão pré-natal é bastante comum.

Nesse período, confesso, a gente se sente mais gorda e pouco atrativa. Mas não é bem assim, afinal, estou, aos poucos, me transformando em uma mulher grávida e sim, o seu corpo está tomando formas mais arredondadas.

A gravidez é encarada por cada mulher de forma diferente, para umas é um momento de felicidade imenso, uma benção divina (MEU CASO!!!!) já, para outras, é uma situação que elas terão que aprender a lidar, um desafio. As mudanças no corpo podem fazer a mulher entrar em estado depressivo mas, esses sentimentos vão mudar quando ela começar a pensar no feto que está carregando como um ser humano, uma pessoa. Para algumas mulheres, esse momento acontece imediatamente ao saber do resultado positivo de sua gravidez. Para outras, acontece quando elas conseguem ouvir os batimentos cardíacos, por volta da décima-segunda semana de gestação. E, ainda tem algumas mulheres que precisam de mais evidências para começarem a se sentir grávidas. Isso vem quando elas sentem os primeiros movimentos do bebê dentro do útero, entre a décima-sexta e a vigésima semana de gestação.

Entre as mudanças que podem ocorrer nessa época, está o lado emocional. A mulher estar sensível, chorar ou se irritar com facilidade fazem parte de toda gravidez. Devemos, nós mamães de primeira viagem, sempre lembrar, naquelas horas em que estamos alteradas, que isso faz parte dos sintomas da gravidez e que não estamos tendo nada de anormal. Vou procurar, no entanto, ser paciente conmigo mesma e com as pessoas à minha volta que podem não entender o motivo das mudanças emocionais repentinas.

Simples mudanças na dieta e exercícios regulares, comprovadamente ajudam as mulheres a controlar sentimentos depressivos. Mas se coisas pequenas como músicas tristes ou comerciais sentimentais fazem a mamãe chorar, não devemos nos preocupar, pois existem outras mães de primeira viagem na mesma situação, ou seja, " você não está sozinha."

O mal estar matinal começa a melhorar para algumas mães. Para outras mulheres pode até piorar. Há quem diga que quando o bebê é do sexo feminino há chance de ter mais vômitos do que o normal. Isso pode ser verdade, em parte, pois os níveis de beta-hCG são mais elevados nesses casos. Nesta semana já sei que vou me queixar de mau humor e a face pode ficar mais ruborizada devido ao aumento dos hormônios (progesterona). Palpitações podem acontecer, mas são transitórias. O volume de sangue aumentará cerca de 40-50% durante a gestação. Como resultado, noto com mais facilidade as veias, especialmente, na barriga, mamas e pernas.

O esperado bebê

Até ao final da Semana 10, o bebé será diplomado de embrião para feto. Ele também traduz para "Eu vou crescer e crescer e você de igual modo!

Durante o período embrionário, o embrião era extremamente sensível ao seu ambiente e o mínimo de descuido podia prejudicar o seu desenvolvimento. A grande maioria das malformações congênitas ocorrem antes do final da décima semana. É encorajante saber que essa fase crítica já passou. Poucas são as malformações congênitas ocorridas no período fetal. Mas lembre-se, drogas e outras exposições como, remédios e radiação (Raio-X) podem danificar células do feto a qualquer momento da gravidez.

Outros destaques desta semana:

O bebê finalmente se transformou de um mini girino, em um, como posso dizer, um bebê. Não é apenas mais parecido com uma forma humana, mas a sua "cauda" (realmente só o desenvolvimento da medula espinhal) desapareceu e se juntou a coluna vertebral.

Agora o seu bebê tem os dedos das mãos e dos pés bem definidos, isso explicará o fluxo permanente de socos e chutes.

O esqueleto do mini Buga ou da mini Neiloca está começando a crescer e endurecer. As orelhas estão começando a tomar forma e as pálpebras já não são mais transparentes. Os dentes estão começando a se formar, apesar do bebé não terá qualquer dente até seis ou sete (ou oito ou nove ou 10) meses após o nascimento.

O cérebro do bebê vai fazer uma marca incrível de 25.000 novos neurônios cada minuto desta semana. Embora você pode sentir como se você estivesse perdendo tantos quanto ele está ganhando, podemos assegurar-lhe que não é permanente.

Se você estiver grávida de um menino, ele começou a produzir o hormônio testosterona. E for menino ou menina, os rins estão criando uma abundância de urina. Posso dizer que sou sortuda, pois não terei de trocar nenhuma fralda por mais 30 semanas. hehehehehe

A medida do bebê esta semana, da cabeça ao bumbum, deve variar entre 31 e 42mm, mais ou menos o tamanho de uma castanha do pará. À partir dessa semana podemos medir com mais precisão quanto o bebê está pesando. Antes, o seu peso era muito pouco para se levar em consideração a variação semanal. E o seu peso nessa semana vai estar em torno de 4 e 5 gramas.

Através da ultra-sonografia já é possível medir a translucência nucal que pode afastar o diagnóstico de Síndrome de Down.

A vida da mãe
Ok, chega do blá, blá, blá das coisas de saúde, vamos falar sobre decoração do quartinho do bebê! Trinta mais semanas pode parecer uma eternidade, mas pode levar todo esse tempo para limpar e organizar o futuro quarto do bebê.

Inicie pela pintura, é bom ter tempo suficiente para que todo o cheiro da tinta seja disseminado. Se você pode dar ao luxo disto, tente utilizar tintas com baixos índices compostos orgânicos voláteis (COV), que são muito mais seguras para as mulheres grávidas e crianças.

Também não se esqueça de verificar a eventual presença de tinta tóxica de chumbo que podem existir em sua casa. No brasil ainda é permitido a comercialização deste tipo de tinta, ao contrário de países desenvolvidos como os Estados Unidos que é proibida a comercialização desde 1970. Se existir esse tipo de tinta é recomendável que você contrate alguém para removê-la com segurança, pois são prejudiciais para para a sua saúde e para a do bebê, materiais a base de chumbo podem causar doenças como anemia crônica, atraso mental e surdez.

Inicie uma pesquisa de preços por uma cadeira confortável para o quartinho do bebê, que seja ideal para amamentar, pois você vai passar quase tanto tempo lá quanto em sua cama depois de o bebê vier. Conferir lojas ou revistas especializadas podem ajudá-la com dicas desde decoração, cores e temas, quais móveis necessários até sobre segurança dentro do quarto e o que pode provocar alergias.

O que EU está pensando...
"Só mais 30 semanas!!!"
Faz bem comer...
A nutricionista do Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher da Universidade Estadual de Campinas (CAISM/Unicamp), Heloísa Cerqueira Job, reforça que existem mulheres cujo organismo não tolera leite, ovos e carne vermelha durante esse período. “A gestante deve substituir alimentos mais indigestos, como as frituras, por assados e cozidos”, defende. Manter-se deitada após o almoço e o jantar deve ser evitado.

Entre os alimentos que aumentam a incidência de enjôos estão as gorduras e os produtos condimentados. Por exigirem mais da digestão, sanduíches, salgadinhos e guloseimas devem ser evitados. Para o médico, estão na lista negra os alimentos fermentados (pães, bolos e tortas) e as frituras. Fora do cardápio diário também devem ficar o pão de queijo e a batata.

É bom saber...
Uma pesquisa feita nos Estados Unidos concluiu que o enjôo não é tão ruim assim, segundo os pesquisadores, da Universidade Cornell, ele serve para que a grávida se mantenha longe de alimentos que podem prejudicá-la causando infecções.

A pesquisa mostrou também que o sistema imunológico de nosso corpo durante a gravidez funciona aceleradamente.Mas isto não impede que algumas bactérias encontradas em alimentos não possam nos prejudicar! E é ai que vem o vomito, para impedir que estas bactérias permaneçam dentro de nosso corpo!

10 Maneiras de evitar o enjôo!

1.Evite ficar sem comer nada por muito tempo!
2.Tenha sempre em sua bolsa uma fruta, umas bolachas salgadas ou uma bala para emergência!
3.Coma alguma coisa leve no meio da noite como sucrilhos com leite para evitar acordar passando mal.
4.Tome bastante limonada! Não sei porque, mas ajuda muito!
5.Evite comer “Junk Food”, "Fast Food", frituras,..., e prefira alimentos mais saudáveis!
6.Coma em pequenas porções e várias vezes ao dia!
7.Beba muita água!
8.E bastante leite também!
9.Não cozinhe jamais se isto te causa enjôo, peça a alguém para lhe ajudar na cozinha!
10.Durma bastante, não é raro o enjôo aparecer quando estamos mais cansadas!



Futuro papai - Buga esta parte é especialmente para você!!

A sua esposa está passando por uma fase que pode ser difícil, tantas mudanças em seu corpo que com certeza afetam sua mente e sentimentos. Você como pai tem ser um apoio, tem que tomar cuidado com o que fala, senão ela chora. Todos a volta querem dar atenção especial para a mulher mas ninguém está interessado com o que esteja acontecendo com o pai.

Para os homens é fácil falar da alegria, da empolgação de ter um filho. Mas, se você só começa a tentar dizer o medo que sente, da preocupação se tudo vai dar certo e correr bem, ou que você também tem sentimentos e gostaria de um pouco de atenção, mesmo os amigos já te olham estranho. "Falar sobre sentimentos não é coisa para homem." Mas claro que é! Muitos homens não querem falar sobre os seus medos para não aborrecer ou entristecer a esposa mas não deveria ser assim. Vocês dois são um time e têm que conversar.

Às vezes o que vocês dois estão sentindo são os mesmos sentimentos e, compartilhando a gente se fortalece juntos. Permita-se expressar tanto os seus medos como as suas alegrias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário