Muito prazer

Minha foto

Comecei a vida em Santos e cresci educada de acordo com as tradicionais regras que, muitas vezes, envolvem o machismo brasileiro. Mudei. Fiz faculdade fora. Ganhei liberdade, responsabilidade e identidade. Hoje, com 32 anos, estou casada com um homem fabuloso e espero nosso primeiro filho. Um sonho de gente grande, mas que espero desde criança: o da maternidade. O assunto sempre me fascinou e hoje, me pego com o corpo começando a deformar e sintomas nada agradáveis. Sabe o bom da história? Dou risada de tudo! Da azia, das ânsias intermináveis, da fome colossal e do tanto de cremes de estrias que hoje povoam meu banheiro. Isso é somente a primeira fase. Tenho certeza que, depois desta gravidez, continuarei rindo de mim mesma por inúmeros motivos, inclusive por me pegar em diversas situações que jamais imaginei passar.

sábado, 28 de novembro de 2009

Desenvolvimento fetal - 12 semanas de gravidez



O rosto do bebê começa a ter uma aparência mais humana, embora ele tenha apenas 5,5 centímetros de comprimento do topo da cabeça até o bumbum, e pese menos de 15 gramas. Os olhos, que antes ficavam nas laterais da cabeça, já se aproximaram um do outro. As orelhas estão quase na posição normal. O fígado produz bile e os rins secretam urina na bexiga.

O feto se mexe se alguém cutuca a barriga da mamãe, mas ela ainda não consegue sentir os movimentos dele. As células nervosas fetais se multiplicam rapidamente, e as sinapses (conexões neurológicas no cérebro) estão se formando.

O bebê adquiriu mais reflexos: se alguma coisa encosta na palma da mão, os dedos fecham; se alguma coisa encosta na sola do pé, os dedos se curvam; e, se alguma coisa encosta nas pálpebras, os músculos dos olhos se contraem.

O médico já consegue sentir a parte superior do útero, também chamada de fundo uterino, na parte de baixo da barriga. Agora, que estamos entrando no segundo trimestre, não consigo mais fugir das roupas mais folgadas. (TUDO BEM, COMPRO MAIS VESTIDINHOS...HEHEHE)

Pode ser que a sensação de enjôo passe, e a mamãe perceba que o apetite voltou.

Como fica a vida da mamãe

Com o enjoo melhorando, e logo a mamãe terá mais energia no dia-a-dia. Também sente-se mais aliviada porque o risco de aborto espontâneo agora diminui drasticamente.

O que eu também notei é que sua gengiva sangra MUITO mais quando você escova os dentes ou passa o fio dental, mas isso é normal. A alternativa esta sendo usar escovas de dentes bem macias.

Agora a parte boa: cuidar do visual! Comprar algumas peças básicas de roupa especial para grávidas, que dure a gestação toda... Amigas e parentes costumam emprestar roupas de gestante umas às outras, já que elas são usadas por pouco tempo. Alguém se habilita?

MEDO: As estrias podem aparecer já nesta fase, principalmente nos seios!! To fora!! Mil cremes já!

Nenhum comentário:

Postar um comentário